quinta-feira, 30 de abril de 2009

Verdão pode pegar Sport na próxima fase


Confronto nacional é provável, mas até o Boca pode ser adversário

Após conseguir uma heróica classificação ao vencer o Colo Colo (CHI), em Santiago, por 1 a 0, o Palmeiras volta a jogar pela Liberadores já na próxima semana, no Palestra Itália. Como se classificou em segundo lugar do grupo, o Verdão joga a primeira partida das oitavas-de-final em casa.

O adversário ainda não está definido. Neste momento (sem os jogos desta quinta-feira), o adverário é o Nacional (URU) que joga contra o Nacional (PAR) em casa a partir das 21h30.

Mas outros times podem entrar no caminho do Verdão nas oitavas-de-final, inclusive dois brasileiros. Sport, Cruzeiro e Libertad (PAR) são os possíveis adversários. Até mesmo o Deportivo Cuenca (EQU) e o Boca Juniors (ARG), equipes que também jogam nesta quinta-feira, podem enfrentar o Palmeiras já na próxima fase, mas para isso é preciso que algumas zebras aconteçam.

Sai, Boca!

O Boca Junior não pode perder para o Deportivo Táchira (VEN) em casa, nesta quinta-feira à noite. Se perder, a torcida será para o Deportivo Cuenca (EQU) vencer o Guarani (PAR), time que ainda não pontuou na Libertadores (neste caso os equatorianos viriam para São Paulo na semana que vem jogar no Palestra Itália).

Se nada disso acontecer, aí é preciso ficar atento aos jogos do Grupo 3. Nesta situação, o Palmeiras só não enfrenta o Boca se Nacional (URU) e San Martín (PER) vencerem seus jogos (adversário será o Sport) se Nacional empatar e San Martín vencer (enfrentaria Nacional) ou então se Nacional perder e San Martín não conseguir a vitória contra o River Plate, fora de casa (Libertad).

Mesmo com o Boca perdendo é possível não enfrentá-lo, mas para isso seria preciso que o Táchira tire a diferença nos critérios de saldo de gols. Até agora os argentinos têm saldo de gols positivo de cinco contra zero dos venezuelanos (primeiro critério de desempate)

Os jogos desta quarta-feira

Grupo 2
Boca Juniors (ARG) x Deportivo Táchira (VEN) - 19h15
Guarani (PAR) x Deportivo Cuenca (EQU) - 19h15

Classificação

TimesPJVEDGPGCSG
Boca Juniors (ARG)125401835
Deportivo Cuenca (EQU)95302835
Deportivo Táchira (VEN)95302660
Guarani (PAR)05005414-10

Legenda: P - Pontos, J- Jogos, V- Vitória, E-Empate, D Derrotas, GP - Gols pró, GC - Gols contra, SG - Saldo de Gols

Grupo 3
Nacional (URU) x Nacional (PAR) - 21h30
River Plate (ARG) x San Martín (PER) - 21h30

Classificação
TimesPJVED


Nacional (URU)115320927
San Martín (PER)85221761
River Plate (ARG)4511349-5
Nacional (PAR)4511369-3

Legenda: P - Pontos, J- Jogos, V- Vitória, E-Empate, D Derrotas, GP - Gols pró, GC - Gols contra, SG - Saldo de Gols

Nas oitavas, Verdão busca reforços

Com a classificação para as oitavas de fnal da Libertadores garantida, a diretoria do Palmeiras se concentra agora em reforçar o time. "Vamos sentar com a comissão técnica e conversar um pouco. Não vou falar nada e me adiantar, mas acho que teremos novidades. Apesar de precisarmos agir rapidamente, vamos fazer tudo sem afobação, pensando com a cabeça de um dirigente sereno" disse o presidente Luiz Gonzaga Belluzzo.

Duas posições surgem como prioritárias: lateral-direita e zaga. Após o jogo de ontem contra o Colo Colo, o técnico Vanderlei Luxemburgo elogiou a atuação de Wendel, mas deixou claro que ele foi utilizado apenas por falta de opção: "Ele faz o feijão com arroz bem feito. Mas não é o lateral que eu queria, tive que poupar o Capixaba porque a torcida está pegando muito no pé dele, ele não consegue mais nem dominar uma bola" disse Luxa.

Para a zaga a situação é menos delicada, mas não deixa de ser preocupante. Sem utilizar o jovem Maurício, revelado no clube, Luxa tem à disposição apenas Danilo, Maurício Ramos e Marcão para a posição, além de Paulo Miranda. Emílson, que poderia atuar na posição, ficará fora de combate por 3 meses.

Nomes: de acordo com o jornal Estadão, quatro nomes surgem como possíveis reforços do Verdão para a sequência da Libertadores; são eles: Villanueva, Orellana (chilenos), Spolli e Cardozo (argentinos).

Por enquanto Mozart é o único reforço contratado. Ele será inscrito no lugar de Sandro Silva. Restam duas vagas para novos jogadores (o regulamento da Libertadores permite a mudança de 3 nomes para a fase seguinte).

Diego Souza passa por tomografia e não apresenta problemas


Após ter batido a cabeça no chão na partida contra o Colo Colo, meia palmeirense é examinado em Santiago

O meia palmeirense Diego Souza, que saiu de campo no jogo de quarta-feira, contra o Colo Colo, após bater a cabeça no chão em um lance, passou por uma tomografia computadorizada, em Santiago, capital do Chile. O exame não apontou nenhum tipo de lesão.

Diego se machucou quando tentou dar uma bicicleta. Ao cair, bateu a cabeça e teve de deixar o campo, pois estava com náuseas e tonturas. O Verdão venceu por 1 a 0, com um gol de Cleiton Xavier nos últimos minutos, se classificou para as oitavas-de-final da Taça Libertadores da América, mas o elenco ficou preocupado com a situação do meia.

Durante a madrugada, acompanhado do médico Rubens Sampaio, Diego Souza foi a um hospital de Santiago e passou por uma tomografia. Para alívio dos palmeirenses, ele está bem. Às 15h, a delegação embarca de volta para o Brasil. A chegada ao aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, está prevista para as 19h.

Luxa acha que Verdão foi perfeito e desabafa


Tudo parecia perdido. Até os 41 minutos do segundo tempo, o Palmeiras estava eliminado e as pretensões do semestre tinham ido pelo ralo. Mas, o gol de Cleiton Xavier devolveu ao Verdão a esperança de conquistar o bicampeonato da Libertadores. Após a vitória sobre o Colo Colo, por 1 a 0, no Chile, o técnico Vanderlei Luxemburgo explicou por que sua equipe saiu com a classificação para as oitavas-de-final.

- Tínhamos que caminhar junto com a equipe deles. Não podíamos expor a equipe. Depois da expulsão do Marcão, pensei: "E agora, o que vou fazer?". É que não faço duas substituições seguidas. Pensei: "Vou esperar um pouco e depois coloco o Ortigoza". Esperei para arriscar mais para a frente. E deu certo. A estratégia que fizemos para este jogo foi perfeita – vibrou Luxa, que comemorou o fato de Cleiton Xavier, herói da partida, ter voltado a marcar.

- Ele bate como poucos na bola. Ele fez cinco gols seguidos. Contra o Potosí, fez um gol parecido com esse. Ele tem de arriscar mais – enfatizou.

Cauteloso, o treinador optou por começar o jogo com apenas Keirrison na frente. Assim, deixou Willians, recuperado, no banco, para lança-lo no segundo tempo, quando a equipe chilena estivesse mais cansada. Outra mudança foi a entrada do garoto Souza no meio-de-campo, para dar mais liberdade a Diego Souza. Para completar, o treinador sacou Fabinho Capixaba, que vinha sendo vaiado pela torcida, e promoveu o retorno de Wendel na ala-direita. Luxa explicou as mudanças.

- O Wendel foi questão de opção em cima de um jogador que não tava com o respeito com a torcida do Palmeiras (Fabinho Capixaba). Isso traz segurança interna para o grupo. Por isso, coloquei o Wendel para fazer o arroz com feijão bem feito. Mas ele não é o lateral que eu gostaria, preciso ser sincero. A volta dele foi boa para o pessoal parar de criticar o Fabinho, que não estava nem conseguindo mais dominar a bola. O Sarará (Souza) sempre foi elogiado pelos jogadores. Tem bom passe. Visconde de Sabugosa, Ferrugem... Tem vários apelidos (risos) – brincou Luxa, que depois desabafou:

- Já passei por muitas vitórias bonitas na minha vida para ficar preocupado em dar resposta a alguém. Não estou preocupado com isso (não ter ganhado uma Libertadores). Eu tenho uma carreira brilhante no futebol. Tanto é que sou eleito pela mídia um dos melhores treinadores de todos os tempos. Se eu conquistar a Libertadores, vão falar que eu não conquistei o Mundial. Sempre vão achar alguma coisa.