terça-feira, 27 de outubro de 2009

Palmeiras veterano pede amadurecimento de Palmeiras 'moleque' no Nacional

Edmílson e Danilo afirmam que jogadores menos rodados e jovens não podem fugir da responsabilidade na reta final do Campeonato Brasileiro

Julyana TravagliaAtibaia, SP

Tamanho da letra

Ampliar FotoJulyana Travaglia/GLOBOESPORTE.COM

Edmilson pede calma: 'Uma vitória muda tudo'

Enquanto Marcos conquistava o seu segundo título do Campeonato Brasileiro com oPalmeiras, como reserva do goleiro Veloso, em 1994, Lenny, agora com 21 anos, era um menino de seis anos. Quando Edmílson vencia a Copa de 2002 com a seleção brasileira, na Ásia, o zagueiro Maurício, também hoje com 21 anos, comemorava o penta com a alegria de um torcedor de 14 anos.

No passado, a diferença de idade era gigantesca. Agora, experiência e juventude caminham lado a lado. E o líder do Nacional, com 54 pontos, um a mais que o Atlético-MG, espera que essa mistura dê certo no momento em que a equipe vê sua posição na tabela ameaçada.

Sem vencer há quatro jogos, o Palmeiras tentará contra o Goiás interromper a série ruim pela qual o time vem passando nesta reta final do Campeonato Brasileiro. O time não vem apresentando um bom futebol, senso comum entre os jogadores. Para os atletas mais experientes da equipe, chegou o momento de jovens e veteranos mostrarem comprometimento, independentemente da idade – a equipe tem média de 24 anos.

- Não tem essa de tirar responsabilidade dos mais jovens. Alguns nunca passaram por isso, mas outros que já viveram mais podem ajudar. Ninguém pode tirar o corpo nessa hora, independentemente de idade – disse Danilo, atleta de somente 25 anos, mas que já experimentou a sensação de ser capitão doAtlético-PR na temporada passada, mesmo com pouca idade.

Edmílson, de 33 anos e vasta experiência em clubes da Europa, faz coro com o companheiro um pouco mais jovem. Ele acredita que o time saberá lidar com a pressão que vem sofrendo, principalmente por ter no elenco atletas que já viveram situações similares.

- Tentamos passar tranquilidade aos mais jovens. Temos um trabalho sério, já se foram alguns meses de campeonato e o time é líder ainda. Estamos num ciclo difícil, mas, quando vier uma vitória, vai se reverter tudo. Principalmente os mais experientes, como eu e Marcos, sabemos que só uma vitória muda essa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário