quarta-feira, 19 de agosto de 2009

CORITIBA X PALMEIRAS


Visitante indesejável, Palmeiras enfrenta o animado Coritiba

Verdão tem se acostumado a atuar melhor longe do Palestra Itália, enquanto o Coxa tem sido um bom anfitrião

O Palmeiras encara o Coritiba nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), disposto a recuperar os pontos perdidos em casa. Nas duas últimas vezes em que atuou no Palestra Itália, o time de Muricy Ramalho deixou de somar quatro pontos. Com Internacional, Goiás, Atlético-MG e São Paulo no encalço, o líder quer acabar com a sequência de três empates e encontra um adversário teoricamente agradável para a missão. O Coxa ganhou apenas três dos nove jogos que disputou no Couto Pereira no primeiro turno do Brasileirão - só o Santo André obteve menos vitórias em casa até aqui.

Relembre como foi Palmeiras 2 x 1 Coritiba pela 1ª rodada do Brasileirão

No entanto, o Palmeiras precisa encerrar uma incômoda escrita de não bater o clube paranaense, em Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro, desde o 3 a 1 em 7 de outubro de 1989. Nesses quase 20 anos, os clubes disputaram seis jogos. Além desse retrospecto negativo para os paulistas, o time da casa está embalado depois de bater o Fluminense, no Maracanã, na estreia de Ney Franco, no último domingo.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro

O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra o jogo ao vivo para todo o país. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real com vídeos dos principais lances a partir das 21h30m.

Animado sob o comando de Ney Franco

Depois de sete rodadas sem vencer, o Coritiba fez as pazes com a vitória ao bater o Fluminense, por 3 a 1. Além dos três pontos, o time fechou o primeiro turno fora da zona do rebaixamento, porém ainda está muito próximo dela. Um ponto separa o Coxa do Santo André, que encabeça o Z-4 com 18 pontos. Com 10 derrotas, o time paranaense é o que mais perdeu quatro vezes em casa – só o lanterna Sport tem retrospecto pior. Para o técnico Ney Franco, essa estatística tem que começar a se inverter nesta quarta-feira:

- A expectativa é essa. No campeonato de pontos corridos, o mando de campo tem que pesar. Hoje (terça-feira), antes do treinamento, conversamos sobre isso, sobre mando de campo, principalmente na situação em que nos encontramos. O Coritiba não pode se dar ao luxo de tropeçar dentro de casa. Evidente que o Palmeiras é um adversário difícil, mas temos condições de fazer o resultado. A expectativa é ganhar o jogo, e ganhar bem – afirmou.

O treinador, que comandará pela primeira vez o Coxa no Couto Pereira, não se ilude com os desfalques do adversário:

- O Palmeiras sempre tem boas opções no banco. Nós não podemos cair nessa armadilha de que falta o Edmílson, o Marcos não joga, se o Obina vai jogar ou não. O Diego Souza que também vem num bom momento, o Wendel, lateral-direito. Com certeza há substitutos à altura para estes jogadores – disse.

Sem muito tempo para treinar, Ney Franco não faz mistério e confirma que a escalação será a mesma que derrotou o Flu, no Rio de Janeiro:

- Em função do bom jogo que fizemos no Maracanã, todos os jogadores se comportaram taticamente muito bem, e outros se sobressaíram na parte técnica. Creio que quanto menos nós mexermos na estrutura da equipe melhor, até porque não temos muito tempo para treinar. Se depois deste jogo com o Palmeiras eu achar necessária alguma mudança, farei. A equipe está confirmada – concluiu.

Fora de casa, líder faz mistério para voltar a vencer

Ciente da importância do confronto contra o Coritiba, Pierre comentou a necessidade de o Palmeiras acabar com a sequência de três jogos sem uma vitória para seguir sua trajetória, que visa o título do Brasileirão. Sem Marcos, machucado, e Diego Souza, suspenso, o volante assume naturalmente o papel de líder da equipe no confronto. E resume bem como o clube paulista tem que encarar o duelo no Couto Pereira.

- São várias equipes brigando diretamente pelo título e não podemos oscilar como fizemos agora, quando marcamos três pontos apenas em três rodadas. Nós temos que reencontrar o caminho da vitória o mais rápido possível para continuar na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Pelo fato de não termos vencido os últimos jogos em casa, a gente tem que buscar a vitória agora – resumiu o volante Pierre.

Além de Diego e Marcos, Muricy Ramalho tem ainda mais dois desfalques: o volante Edmílson segue machucado e Wendel está suspenso. Sem quatro titulares, o treinador teve apenas 20 minutos para ensaiar sua tática, já que foi atrapalhado por uma forte chuva que o fez interromper a atividade, que foi fechada para a imprensa. Mas o pouco tempo de treino não deve ser problema.

- Não atrapalha muito não cada jogador tem em mente o que fazer, a gente joga toda quarta e domingo. Deu tempo de o professor posicionar o pessoal na bola parada, principalmente para a rapaziada nova. São desfalques grandes, o Diego vem sendo um dos destaques do time, o Wendel vive excelente fase, mas quem entrar tem a motivação e vai dar conta do recado - espera Pierre.

Apesar do mistério, a expectativa é que Muricy monte uma equipe com três zagueiros, com Marcão na vaga de Edmílson e Sandro Silva pela direita, no lugar de Wendel. Já para substituir Diego Souza, dois jogadores podem entrar. Com Deyvid Sacconi, o treinador mantém um jogador isolado no ataque. A outra opção seria Robert, para Muricy testar uma nova dupla, pois Obina está de volta e o treinador falou que não gosta de formar seu ataque com o baiano ao lado do Ortigoza.

Substituto de Marcos, o Bruno falou que acredita na vitória porque o Palmeiras tem jogado melhor fora de casa, já que no Palestra Itália, segundo analisou o goleiro, os adversários atuam de muito na defensiva, preocupados apenas em não sofrer gol.


Coritiba Coritiba
esquema 4-4-2
  • GOLEdson Bastos

  • LATMárcio Gabriel

  • ZAGPereira

  • ZAGJéci

  • MEIDouglas Silva

  • MEILeandro Doniz...

  • MEIJaílton

  • MEIPedro Ken

  • MEICarlinhos Par...

  • ATAMarcelinho Pa...

  • ATABruno Batata

  • Técnico:Ney Franco
*provável escalação dos times
Palmeiras Palmeiras
esquema 3-5-2
  • GOL Bruno

  • ZAG Mauricio Ramos

  • ZAG Danilo

  • ZAG Marcão

  • MEI Sandro Silva

  • MEI Pierre

  • MEI Cleiton Xavier

  • MEI Souza

  • LAT Armero

  • MEI Deyvid Sacconi

  • ATA Obina

  • Técnico:Muricy Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário