terça-feira, 3 de novembro de 2009

Palmeiras em alerta: não pode 'amarelar'

Excesso de cartões amarelos preocupam Muricy Ramalho na reta final do Campeonato Brasileiro

Maurício leva amarelo. Cartão tem sido dor de cabeça no Verdão (Foto: Tom Dib)

Maurício leva amarelo. Cartão tem sido dor de cabeça no Verdão (Foto: Tom Dib)

Alexandre Coutinho
Alexandre Coutinho SÃO PAULO
Entre em contato

Atribuir a alcunha de “amarelão” ao Palmeiras, líder do Campeonato Brasileiro há 19 rodadas, não faz qualquer sentido, certo? Mas a tal cor amarela já tem causado dor de cabeça ao técnico Muricy Ramalho.

Na partida do próximo domingo, contra o Fluminense, no Maracanã, o Verdão terá nove atletas pendurados com dois cartões. Seis deles são titulares e imprescindíveis ao esquema do treinador: os zagueiros Maurício e Danilo, o lateral-esquerdo Armero, o volante Souza, o meia Diego Souza e o atacante Vagner Love.

O Palmeiras também precisa ficar atento a outro fator: com o equilíbrio do atual Brasileirão, o critério de desempate para definir o campeão poderá ser o número de cartões – depois de vitórias, saldo, gols pró e confronto direto. E isso, realmente, não pode ser descartado, já que o Verdão faz campanha muito parecida à do São Paulo.

Porém, se o campeonato fosse decidido hoje por este critério, o Palmeiras levaria a melhor: tem oito vermelhos contra dez do São Paulo. Mas, se igualado o número de expulsões, o Alviverde perderia no que diz respeito aos amarelos: tem 101, contra 80 da equipe do Morumbi.

Por enquanto, Muricy Ramalho se preocupa mesmo é com a dificuldade em escalar a equipe. Sem Marcos e Ortigoza, que terão de cumprir suspensão contra o Flu, sua lista de desfalques aumentou. Machucados, Maurício Ramos, Pierre, Cleiton Xavier e Willians também não poderão jogar. Edmílson, que se recupera de um edema na região posterior da coxa direita, segue como dúvida.

Os problemas fazem o treinador palmeirense já pensar na melhoria de seu elenco para a próxima temporada. Ele garantiu que o Alviverde estará mais reforçado em 2010.

– No ano que vem vamos melhorar muito (o elenco), vai melhorar muito – ressaltou o comandante.

– Estou tendo dificuldades para escalar o time. Em todo jogo, perdemos peças importantes. Fica difícil modificar o esquema – completou.

Elenco forte no próximo ano? Tudo bem. Mas em 2009 é bom tomar cuidado com os cartões amarelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário